06/11/2009 11:33

Convênio qualifica atendimento a crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social

Site Prefeitura


 

“O ser humano é o centro da nossa governabilidade e por isso a Prefeitura prioriza investimentos nas áreas de serviço social, saúde e educação, além de recuperar os espaços públicos de Gravataí”. Estas foram algumas das ações destacadas pela prefeita Rita Sanco durante a assinatura do convênio com a organização não-governamental GAIA – Grupo de Apoio à Criança e Adolescente, nesta quinta-feira (05/11), que visa a qualificação do atendimento à crianças e famílias em situação de risco social do Município.
O secretário de Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Elton Saccol, participou da reunião, que contou com a presença do presidente, Elói Silveira, do diretor financeiro, Pedro Henrique Valim, profissionais que compõem a equipe técnica da entidade e servidores da secretaria.

Projeto Ser Criança

A parceria entre Prefeitura e a Ong objetiva a realização do projeto Ser Criança, elaborado pela SMTCAS nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), para atendimento de crianças e famílias em situação de vulnerabilidade. Também prevê o foco em situações de violações de direitos, através de atividades com crianças, adolescentes e famílias atendidas pelo Serviço Sentinela, rede de proteção social e comunidade em geral.

Para a prefeita Rita Sanco, é gratificante o potencial da sociedade em organizar a produção de alternativas para auxiliar o poder público na solução de problemas da população. “Reduzimos custos da máquina pública para deslocar recursos para a área social, uma decisão que possibilitou aumentar a equipe de assistentes sociais, implementar os Cras nos bairros, qualificar o sistema de abrigagem, além de triplicar o número de famílias atendidas pelo programa Bolsa Família. Por considerarmos fundamental estender a rede de proteção social em nosso Município”, assinalou a prefeita. Acrescentou que “ao longo do governo pretendemos investir na recuperação da estrutura da administração municipal para desenvolver políticas públicas, sem assistencialismos, numa relação de participação, transparência e cuidado com a nossa cidade”.

Já o secretário Elton Saccol avaliou as iniciativas da Prefeitura com as pessoas de baixa renda do Município. “Agradeço o compromisso da prefeita em qualificar cada vez mais a área social, mesmo atravessando dificuldades financeiras, para melhor atender esta população que tanto precisa dos nossos serviços”, salientou o titular da pasta. Ressaltou o perfil das pessoas que integram a entidade conveniada, que atuarão num trabalho conjunto com a secretaria.

Ações de prevenção e proteção

Fundada há cerca de um ano, a Grupo de Apoio à Criança e Adolescente conta com profissionais de diversas áreas em sua equipe técnica, como psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, biólogos e administradores.

Entre as atividades que serão realizadas pelo grupo, junto com a SMTCAS, estão ações de prevenção à violência junto às famílias, medidas sócio-educativas nos CRAS e CRES e capacitação dos profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social para identificação e atendimento de situações de violência.

 

—————

Voltar